Como é definido o visual dos posts nas mídias sociais na sua empresa? O layout das peças é definido na hora de postar cada uma? Você pede para o sobrinho que manja dar um jeito? Ou você descobriu o Canva e acha que ele está salvando a sua vida?
Saiba que o momento de definir o visual das suas publicações não é hora para improviso. Além de ineficaz, não ter uma identidade visual, dá muito mais trabalho.
Hoje, nós vamos falar sobre a importância do visual nas mídias sociais e como a sua empresa pode passar do improviso para um feed mais profissional e marcante.
Por que se preocupar com o visual?
As redes sociais atualmente são como um supermercado cheio de marcas querendo chamar atenção das pessoas. Só que ao invés do consumidor percorrer os corredores, são as marcas que percorrem o feed.
Você concorda que uma embalagem que chame a atenção é importante para que o consumidor a escolha, ou ao menos perceba o produto na prateleira? E se o consumidor já compra determinado produto, ele quer chegar no corredor e identificar esse produto com facilidade. Para isso, é essencial que ele reconheça a embalagem.
Da mesma forma acontece nas mídias sociais: existem diversas empresas disputando a atenção das pessoas, se o seu post for atrativo visualmente, ele conseguirá ser notado. E se o usuário já conhece a sua marca, você vai conseguir a atenção dele com mais facilidade se manter um padrão visual em todos os posts.
E é por isso que a sua empresa precisa se preocupar com a identidade visual nas mídias sociais: para chamar a atenção e ser facilmente reconhecida.
Mas antes de falar como a sua empresa pode trabalhar o visual nas mídias sociais, a gente precisa dar um passinho atrás.
Manual de marca: o início de tudo
Para definir como será o visual das peças da sua empresa nas mídias sociais, o ideal é, primeiramente, possuir um manual de marca.
Manual de marca é um documento que traz todas as informações referentes aos elementos visuais da sua marca. Esse documento será utilizado todas as vezes em que alguma peça for criada para a sua empresa, seja dentro das mídias sociais ou fora, em um outdoor, revista ou qualquer outro tipo de mídia.
Seguindo o manual, a sua marca será reconhecida em qualquer lugar. Quando alguém ver um post na sua rede social, vai lembrar que viu um outdoor com a sua marca no dia anterior, pois as duas peças possuem os mesmos padrões.
O manual de marca é basicamente composto por elementos visuais, porém, o ponto de partida requer pensar na história da empresa e definir os seus valores. Quando você entende quem você é, e que tipo de relação quer ter com o seu público, é mais fácil estabelecer os elementos visuais que conseguem transmitir isso.
Veja alguns elementos obrigatórios para o seu manual de marca!
Logotipo e suas variações de aplicação;
Paleta de cores e suas aplicações nas peças gráficas;
Tipografia, definindo quais fontes podem ser utilizadas;
Identidade fotográfica, definindo os tipos de fotos que podem ser utilizadas.
Observando esses pontos, você já tem uma base de como trabalhar a identidade visual da sua empresa nas mídias sociais.
Agora, vamos ver alguns itens específicos das mídias sociais quando falamos em visual.
A identidade visual nas mídias sociais
A exemplo do manual de marca, quando pensamos no visual das suas mídias sociais, é importante pensar nas cores, elementos gráficos, tipografia e fotos que serão utilizadas nas peças.
“Mas se eu utilizar as mesmas coisas, não vai ficar tudo igual?”
Definir padrões, não significa que você vai utilizar sempre as mesmas coisas. Mas sim, que fará uso de variações dentro de um número de opções limitadas, aquelas que têm a ver com a identidade da sua marca e conseguem harmonizar entre si.
Escolher entre todas as fontes de letras que existem e dentre todas as imagens disponíveis no banco, parece ser um trabalho difícil, já que existem muuuuuitas opções.
Definir um padrão visual te dá liberdade de escolha
Vamos te dar um exemplo sobre como definir um padrão visual vai deixar o seu dia a dia na gestão das mídias sociais mais fácil e com melhores resultados.
Um conteúdo útil e uma linguagem adequada tem o poder de aproximar a sua marca do público e criar conexões com as pessoas. Mas saiba que o aspecto visual também tem esse poder.
Publicações com imagens de pessoas conseguem uma melhor aproximação com a audiência. Se essa pessoa for um representante da empresa, que está constantemente presente nas peças de comunicação, melhor ainda.
Por outro lado, em posts mais informativos, que trazem dados, por exemplo, é indicado utilizar infográficos e layouts que destacam a informação.
Com uma identidade visual bem definida, você consegue trabalhar com esses dois tipos de elementos em peças diferentes, pois o restante do post - cores, tipografia - são mantidos. Assim, o usuário consegue identificar a sua marca, mesmo que o elemento principal se altere.
Você também pode utilizar outras variações considerando o seu objetivo para aquela publicação: memes, gifs, vídeos, animações…
Dicas práticas para o seu conteúdo visual
Agora que você já entendeu como o visual é importante para as suas mídias sociais, nós vamos te falar quais são as escolhas que você deve fazer para construir uma identidade visual.
Provavelmente, você possui algumas referências de perfis que você acha legal e gostaria de fazer igual para a sua empresa. Não faça igual!
Por isso, é importante ter um padrão de cores e fontes bem definidas, pois por mais que você se inspire em outras publicações, o seu post será único e carregará a personalidade da sua empresa.
O mundo ideal para qualquer negócio é ter um banco de fotos próprio, feito com um fotógrafo profissional, seja com funcionários, modelos ou influencers. Assim, a sua comunicação fica altamente personalizada.
Para alguns segmentos de mercado, é essencial divulgar fotos de seus produtos. Se não puder contar com um profissional, você consegue obter bons resultados com a câmera do seu smartphone e seguindo algumas dicas simples.
Com fotos próprias ou não, é sempre interessante ter acesso a bancos de imagens, onde você paga para ter acesso a uma infinidade de imagens que pode utilizar nas suas peças.
Lembre-se: utilizar imagens da internet sem possuir os direitos autorais vai fazer a sua comunicação ser muito genérica e ainda pode te render um processinho.
Veja alguns dos principais bancos de imagens:
Esses bancos também possuem diversas ilustrações e vetores que podem ser utilizados.
Independente da sua fonte, é importante sempre considerar a diversidade na hora de representar figuras humanas. Trabalhe com uma variedade de imagens de pessoas de diferentes origens raciais, étnicas, de gênero e sociais.
Outras dicas importantes são:
Paleta de cores: defina a paleta de cores utilizando as cores primárias da sua marca, que geralmente estão presentes no logo e nos principais materiais. É importante que as cores utilizadas nas mídias sociais conversem com as cores utilizadas nas outras mídias, sejam elas digitais ou físicas.
Filtros: é importante também padronizar os filtros aplicados nas imagens. Filtros diferentes podem desconfigurar a sua paleta de cores. Atente-se para a saturação, luz, brilho, textura e qualquer outro efeito que faça sentido para a marca.
Tipografia: da mesma forma que as cores, as fontes também devem conversar entre as peças. Veja quais são as famílias tipográficas que se complementam, assim você consegue fazer uma comunicação integrada e dinâmica ao mesmo tempo.
É recomendável utilizar programas e sites como o Canva?
O Canva é uma ferramenta gratuita de design gráfico online que você pode usar para criar posts para redes sociais, dentre vários outros materiais gráficos.
Se você não conta com a ajuda de um designer gráfico, o Canva é uma ferramenta interessante, pois disponibiliza diversos templates prontos, recursos e ferramentas.
Mas no meio de todas essas possibilidades também mora um perigo.
Por ter tantas opções, muitas pessoas acabam se empolgando e incluem diversos elementos em um único post, deixando aquele card uma bagunça e não passando de forma clara a mensagem que gostaria de passar.
É preciso utilizar o Canva com sabedoria e tendo como guia o manual da sua marca ou algumas definições que padronizam a identidade visual das suas mídias sociais.
A melhor forma de conseguir um visual marcante para as suas mídias sociais
Se você não dava muita atenção para o visual das mídias sociais da sua empresa, esperamos que esse texto tenha feito você refletir melhor sobre isso e agora você busque as melhores alternativas para desenvolver um visual mais profissional e marcante para as suas redes.
Apesar de todas as opções, a melhor forma de definir e trabalhar uma identidade visual para as mídias sociais é através da contratação de uma agência de publicidade.
Além de contar com designers que dominam as mais avançadas ferramentas para a criação de peças visuais, como o Photoshop, Illustrator, After Effects e etc, as agências de publicidade são compostas por profissionais com experiência e conhecimento mercadológico para definir quais elementos gráficos transmitem a personalidade da sua empresa da maneira mais adequada.
Aqui na Atena, nós sempre criamos o conteúdo das mídias sociais de nossos clientes, com base em uma linha visual bem definida, garantindo uma uniformidade na comunicação e reforçando a força da marca.
Quer conversar sobre o visual das mídias sociais da sua empresa? Entre em contato conosco!
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