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Guia: Como usar o Instagram para a sua empresa

Hoje em dia parece que a regra nº1 para divulgar qualquer negócio é criar uma conta no Instagram. Este é sim um bom começo para a maioria das empresas, visto que cerca de 115 milhões de brasileiros acima dos 13 anos estão presentes na rede. Mas você já se perguntou se está fazendo o uso correto do Instagram para os negócios? Se está utilizando todos os recursos disponíveis da melhor maneira?


Logo Instagram Rede Social

Neste artigo, vamos detalhar todas as possibilidades que o Instagram oferece para as empresas. Esperamos que ao final da leitura você saia cheio de novas ideias sobre como usar o Instagram para a sua empresa.


Vamos aos números!


Primeiramente, vamos conhecer alguns números do Instagram no Brasil:



Apenas olhando para esses dados, podemos perceber que: o Instagram é propício para diferentes segmentos, pois atinge quase que igualmente homens e mulheres; o conteúdo deve ser mobile first (pensado para dispositivos móveis, como smartphones); é uma ótima ferramenta para que as empresas criem e alimentem relações próximas com o público.


Agora que você já viu como Insta é popular (como se já não soubesse), vamos para a parte prática sobre como utilizar o Instagram para a sua empresa.


Começando do começo.


O conteúdo no Instagram da sua empresa deve estar alinhado com os objetivos do negócio e com o planejamento de marketing. Não faça publicações por fazer. Por trás de cada uma delas deve haver um porquê.


Monte um calendário mensal e pense como os posts podem ajudar o seu negócio a vender mais, a engajar, a nutrir um relacionamento com o público, a transmitir informações úteis ou a divertir o usuário.


É muito importante ter tempo para atender o seu público na rede. Quando você publica algo, é como se estivesse iniciando uma conversa com o seu seguidor, e por isso, quando ele responde (em forma de comentário ou outras interações) é importante que você continue essa relação e dê atenção para ele.


Algumas dicas iniciais para perfis de negócios:

  • Utilize a bio para dizer de forma sucinta o que a sua empresa faz e informar o seu site;

  • Utilize os destaques dos stories para comunicar algo essencial para o usuário: um catálogo de serviços, localização ou informações sobre a campanha do momento;

  • Tenha um calendário de publicações;

  • Invista em equipamentos ou bancos de imagens para ter qualidade visual;

  • Interaja com os seguidores;

  • Monitore os resultados e o comportamento dos seguidores;

  • Tenha um objetivo quantificável;

  • Experimente ferramentas para gerenciamento como o Business Suite, mLabs ou Etus.


Estas foram indicações gerais de como usar o Instagram para a sua empresa. Agora, vamos entender como cada uma das ferramentas da rede pode te ajudar a atingir os seus objetivos.



Entenda de uma vez por todas como utilizar as ferramentas do Instagram!



Conhecer os formatos é entender que tipo de conteúdo o público espera da publicação e conseguir explorar e experimentar as possibilidades que cada ferramenta proporciona.


O Instagram está constantemente inserindo novas funcionalidades na plataforma, assim, empresas e usuários estão sempre descobrindo diferentes utilidades para a rede social. Se você deseja que a sua empresa seja relevante nesse meio, é preciso estar atento às atualizações.


Feed


O feed é a principal ferramenta para a publicação de conteúdos, visto que são as primeiras publicações exibidas quando alguém acessa o perfil da sua empresa. Existem muitas possibilidades para o feed, por isso é importante experimentar e entender o que mais tem relevância perante o seu público.


  • Você pode promover conteúdos educativos e longos, passando informações e dicas por meio da legenda ou através de um carrossel;

  • Invista em imagens e fotos bem produzidas;

  • Divulgue seus produtos sem medo de mostrar os preços;

  • Utilize bom humor nas publicações. Por mais sério que seja o seu ramo de atuação, leveza é importante nas redes sociais;

  • Divulgue atualizações e novidades da sua empresa;

  • Incentive comentários e compartilhamentos;

  • Compartilhe cases de sucesso e depoimentos de clientes.



É preciso ter uma atenção especial com as legendas: mantenha um padrão de tamanho nas legendas das suas postagens. Se você costuma utilizar legendas curtas e superficiais, o usuário vai entender que uma eventual legenda maior continua sendo superficial. Já se você usa legendas longas e com informações mais profundas, o usuário que se interessa pelo conteúdo vai perceber valor na sua legenda.


Independente do tamanho, utilize blocos de texto curtos (com 4 ou 5 linhas), use emojis para ilustrar as informações e não esqueça do Call to action ou Chamada para ação, indicando o que você deseja que o usuário faça: visite um site, comente, compartilhe…


Nesse campo, também é importante utilizar as hashtags mais adequadas. Faça pesquisas e experiências para entender quais as melhores para a sua empresa.



Stories


Stories são imagens e vídeos curtos que desaparecem depois de 24 horas e o formato é tão aceito que já foi replicado para o WhatsApp, Facebook e até nos shorts do YouTube. Lembrando que o Instagram “se inspirou” no Snapchat quando tudo isso aqui era mato.


Publicações nos stories também devem estar incluídas no seu cronograma, mas aqui é permitido sair um pouco do plano. Mostre os bastidores da sua empresa com naturalidade, buscando uma aproximação maior com os seguidores.


Veja outras maneiras de utilizar os stories para o seu negócio:


  • Esta ferramenta possui diversos recursos para interagir com o usuário: enquetes e caixa de perguntas, além das possibilidades de edição e figurinhas para deixar o story mais divertido;

  • Você pode demonstrar a utilização de um produto através de um vídeo rápido;

  • Crie destaques com temas importantes. Os destaques são facilmente visualizados no perfil e devem conter informações relevantes para o público;

  • Você pode fazer promoções relâmpago, que valem apenas durante o tempo em que o story estiver no ar, criando um senso de urgência;

  • Também é possível colocar links nos stories, direcionando o usuário para um blog ou e-commerce.


Além de todas as ferramentas do próprio Instagram, você pode utilizar apps como o Canva, Prequel e Inshot para deixar seus stories mais criativos.


Reels

Tela do Reels no Instagram
Divulgação Instagram

Criado em 2019 para rivalizar com o TikTok, o reels é um espaço para a criação de vídeos (agora com no máximo 60 segundos) com recursos para incluir música e diversos efeitos. Diferente dos stories, os reels ficam salvos automaticamente no perfil em uma aba específica e no feed principal, o que permite uma fácil visualização pelos usuários.


Os conteúdos em vídeo possuem um grande poder de engajamento, prova disso é que as mídias sociais apostam cada vez mais no formato. Assim, o reels se apresenta como uma ferramenta acessível para começar a criar conteúdo audiovisual para a sua empresa. Solte a criatividade.


  • Utilizar o formato indica para o usuário que a empresa está atenta às tendências;

  • O algoritmo do Instagram envia o reels para muitos usuários através do explorar, por isso, crie vídeos para chamar a atenção de possíveis novos seguidores e clientes;

  • Use para falar sobre produtos de uma forma mais dinâmica;

  • Reels com animações digitais são uma boa opção para conteúdos educacionais e informativos;

  • Utilizar pessoas nos vídeos confere mais personalidade para a marca e pode fazer a diferença na demonstração de produtos e publicações que buscam levar à compra;

  • Abuse da criatividade e não faça conteúdos apenas com a intenção de vender. Acima de tudo, você precisa apresentar um material bem produzido e atrativo;

  • Se preciso, faça roteiros para os vídeos.


Os reels são uma ótima oportunidade para se conectar com o público, levando conteúdo relevante. Utilizar criadores de conteúdo e influencers que representam a sua marca podem gerar resultados incríveis nessa ferramenta.


Lives


As lives são transmissões ao vivo e foram um formato muito popularizado durante a pandemia e que geraram muitas oportunidades para os negócios (e momentos engraçados também). Este tipo de conteúdo é geralmente longo e aprofundado e serve para que a sua empresa crie autoridade em um assunto.


O formato mais comum consiste em estabelecer um tema, convidar um especialista no assunto e promover uma conversa que possibilite aprendizado para os seguidores.


Veja algumas boas práticas para as lives:


  • Utilize as publicações no feed e stories para divulgar suas lives;

  • Devido a duração, é importante fazer um roteiro com os principais pontos a serem abordados;

  • Fique atento a qualidade de áudio e imagem;

  • Interaja com quem estiver assistindo;

  • Salve a live no perfil para que os usuários possam assistir em outro momento.


Uma outra aplicação para as transmissões ao vivo são as chamadas live commerce ou shop streaming, formato que permite que os consumidores interajam ao vivo com influenciadores e vendedores, comprando produtos diretamente durante as transmissões.


Neste formato, é importante promover entretenimento de qualidade e inserir as ofertas com naturalidade. É possível também fazer demonstrações dos produtos, tirar dúvidas sobre a utilização dos mesmos e instruir com precisão o passo a passo para a compra.


Instagram Shopping


O Instagram está sempre querendo manter o usuário mais tempo na rede. E para ajudar nessa missão, criou o Instagram Shopping. Essa ferramenta é uma vitrine dentro do Instagram e permite que as lojas marquem os seus produtos nas publicações do feed.


Aposto que você já viu no Insta aquela foto bem produzida que te inspirou a comprar uma roupa ou item de decoração. No Instagram Shopping você pode comprar esses produtos por meio das fotos, apenas clicando no item desejado e sendo direcionado para a compra.


  • Para utilizar esse recurso é preciso ativar a modalidade nas configurações da sua conta;

  • É possível criar coleções, separando os produtos em categorias para facilitar para o usuário;

  • Você pode adicionar etiquetas de preço nas fotos do feed. Ao clicar nelas, o usuário é direcionado para um ambiente dentro da rede com mais informações;

  • Você também pode adicionar essas etiquetas nos stories;

  • Lembre-se de que o Instagram é uma rede visual, é importante apostar em boas fotos para anunciar seus produtos.


No fim do processo, o usuário pode ser direcionado para o site da loja ou realizar a compra dentro do próprio Instagram.


Além destas ferramentas, o Instagram ainda permite que as empresas façam anúncios na plataforma. Você pode criar anúncios no feed e nos stories, seja como imagem, carrossel ou vídeo. O Instagram está cada vez mais aberto aos anúncios e a tendência é que as possibilidades aumentem ainda mais.


O Instagram está cheio de oportunidades, mas não faz milagres sozinho.


Como você pôde perceber, o Instagram é um território fértil para divulgar a sua marca, criar conexões com o público e também realizar vendas.


Porém, não deposite todas as esperanças de sucesso do seu negócio no Instagram. Fatores como qualidade, preço e atendimento também são fundamentais para o andamento de uma empresa e você precisa estar atento a tudo isso.


Em todos os formatos é importante analisar os resultados e entender o que funciona melhor para o seu público, só assim você pode sempre aperfeiçoar o conteúdo.


Na Atena Mídia, nós ajudamos nossos clientes a utilizar o Instagram para alcançar resultados de verdade, desde a criação do perfil até o monitoramento das métricas.



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